Partido Comunista Português
Regulamento Sanitário Internacional - Declaração de voto de Ilda Figueiredo no PE
Quinta, 06 Setembro 2007
O regulamento internacional aprovado pela OMS é um novo instrumento que visa a defesa da saúde mundial, substituindo o regulamento antigo do pós-guerra que se centrava no controlo de fronteiras, designadamente o controlo sanitário dos navios e dos seus tripulantes e incluía a vacinação internacional contra a febre amarela e outras que se foram juntando. As questões emergentes e de saúde pública, como a tuberculose e o paludismo, e mesmo novas, como a gripe das aves e o risco da gripe pandémica, tornaram mais urgente uma informação e concertação internacional em matéria de saúde pública.

As últimas epidemias e ameaças pandémicas demonstraram que não existe nem é possível garantir um país ou uma região fortaleza sanitária. Este novo regulamento privilegia a troca de informação e insta os países a cooperarem nas respostas às ameaças globais, reconhecendo que todos os países são importantes e que a inter-ajuda é relevante.

Em Portugal, a vigilância sanitária de fronteiras  e vacinação internacional e as consultas do viajante têm merecido cada vez menos atenção para o que muito contribuiu a liquidação pelo actual Governo dos Centros Regionais de Saúde Pública. Sem um correcto sistema nacional de vigilância o contributo continuará a ser medíocre.