Partido Comunista Português
Resolução sobre novos instrumentos financeiros para o desenvolvimento em ligação com os Objectivos do Milénio - Declaração de voto de Pedro Guerreiro no PE
Quinta, 16 Fevereiro 2006

Apesar da inclusão de aspectos nesta resolução que sobre os quais temos profundas interrogações, apoiámos esta resolução interpretando-a no seu sentido mais positivo.

No entanto não são com medidas paliativas de alcance limitado e mais que duvidoso que se cumprirão os denominados "Objectivos do Milénio": erradicar a pobreza extrema e a fome, alcançar o ensino primário universal, promover a igualdade do género e a autonomização da mulher, reduzir a mortalidade das crianças, melhorar a saúde materna, combater o VIH/SIDA, a malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e criar uma parceria para o desenvolvimento.

Atingir esses justos e imperiosos objectivos exige uma profunda modificação das actuais políticas promovidas pelas principais potências capitalistas e pelos fóruns mundiais que estas dominam, como o Banco Mundial ou o FMI.

Exige o fim da concorrência capitalista, da liberalização do comércio, das privatizações, da redução dos direitos e salários dos trabalhadores, do controlo das políticas dos Estados pelos grandes grupos económico-financeiros, da concentração da riqueza nuns poucos à custa da exploração e opressão dos povos.

 

A concretização destes objectivos exige, afinal, a superação do sistema - o capitalismo - que engendra a exploração, a desigualdade, a pobreza, a violência e a opressão .