Partido Comunista Português
Apoios na prevenção da endometriose - Resposta a Pergunta escrita de Ilda Figueiredo no PE
Terça, 24 Julho 2007

A Comissão gostaria de confirmar que está perfeitamente consciente da situação, no que diz respeito à endometriose. A saúde das mulheres é uma das prioridades da Comissão no quadro do programa de saúde pública para 2007.

A Comissão adoptou igualmente medidas para melhorar a informação relativa à endometriose à escala europeia. No seguimento do convite à apresentação de propostas de 2006, integrado no programa mencionado, foi escolhido para financiamento o projecto relativo à rede europeia sobre endometriose. O contrato foi assinado recentemente pela agência de execução para a saúde pública e já se iniciaram os trabalhos no âmbito deste projecto. Os objectivos do projecto são os seguintes:

Criar uma nova aliança europeia contra a endometriose (European Endometriosis Support Alliance — EESA), a fim de coordenar e facultar apoio e formação abrangentes aos quatro sectores associados a esta doença, isto é, população a título individual, investigadores/cientistas, médicos/enfermeiros e empregadores;

Criar um ponto de acesso comunitário sobre endometriose na Internet (Endometriosis Community Gateway — ECG), que funcionará como ponto de referência para todos os indivíduos e grupos que necessitem de informação e apoio;

Completar um estudo epidemiológico pan-europeu exaustivo sobre 10 000 mulheres com endometriose, a fim de produzir informação assente na investigação e uma base de apoio que forneça acesso a informações sobre novas técnicas de tratamento, programas de formação para os profissionais de saúde, bem como a materiais de informação adequados.

No âmbito do Quinto Programa-Quadro (5º P-Q), enquanto parte do programa de ambiente e saúde, a Comissão financiou o projecto Compare sobre comparação de vias de exposição e efeitos, a fim de melhorar a avaliação dos riscos decorrentes de misturas ambientais complexas de organo-halogéneos para a saúde humana. Este projecto comparou os conhecimentos existentes sobre a eventual ligação entre a exposição ambiental a diversos compostos químicos e o risco de desenvolvimento de endometriose. No âmbito do 6º P-Q, o programa ciências da vida tinha lançado um convite à apresentação de propostas sobre prevenção do cancro em populações de alto risco. Contudo, não foram recebidas propostas sobre as ligações potenciais entre endometriose e risco acrescido de cancro.

A Comissão acompanhou já atentamente a problemática da endometriose e gostaria de assegurar à Senhora Deputada que, no futuro, continuará a acompanhar de perto este tema.