Partido Comunista Português
PCP na Defesa dos "Mares" dos Açores e da Madeira - Nota do Gabinete de Imprensa dos deputados do PCP no PE
Terça, 05 Outubro 2004

Na reunião da Comissão Parlamentar de Pescas do Parlamento Europeu, realizada a 4 de Outubro, o deputado do PCP, Sérgio Ribeiro, apresentou, de novo, o seu relatório sobre a "Protecção dos recifes de coral no Atlântico", em zonas que incluem os "mares" dos Açores e da Madeira.

Nesta apresentação houve unanimidade nos cumprimentos ao relator pelo trabalho de preparação e pelo projecto apresentado, mas também alguma discordância relativamente a três questões fundamentais:

i) a proposta do relator de incluir a arte de pesca de emalhar de fundo nas actividades a proibir na área das 100 às 200 milhas, como decorria dos regulamentos substituídos em Novembro de 2003, e pela inexistência (legal) de substituição a partir de Agosto de 2004,

ii) a proposta de se fazer referência explícita às jurisdições nacionais – de Portugal e de Espanha para as ilhas Canárias,

iii) a proposta de recuperação da referência às 100 e 200 milhas para delimitar as zonas e não os graus de paralelos e de meridianos.

O deputado do PCP ao PE, Sérgio Ribeiro, argumentou, enquanto relator, com base nas informações que colheu e nos muitos contactos que promoveu, sublinhando o objectivo de contribuir, com o seu relatório, para o equilíbrio entre a indispensabilidade de preservar o meio marítimo e a defesa de actividades de grande importância económica e social em regiões de frágil economia.

Defendeu também a necessidade de não se fazer "tábua rasa" da que foi, até ao final de 2003, a efectiva protecção do meio marítimo por via das autoridades nacionais e locais, e do tipo de actividade que as comunidades piscatórias desenvolveram, pugnando pela articulação entre os vários níveis – local, nacional e comunitário – contra a exclusividade de competência comunitária, como o projecto de tratado constitucional decreta.

Por fim, sublinhou ainda a proposta de inclusão da arte de emalhar de fundo nas artes a proibir entre as 100 e as 200 milhas (como acontecia) se apoiou nos contactos que teve, alguns deles de âmbito científico.

Os outros deputados portugueses presentes apoiaram sem reservas as propostas e posições do deputado do PCP ao PE, Sérgio Ribeiro.

Esta proposta de relatório vai receber propostas de alteração em Comissão parlamentar respectiva e, depois da aprovação nesta, será presente a sessão plenária em Dezembro.