Partido Comunista Português
Constituição da ARTEMIS para iniciativa tecnológica conjunta - Declaração de voto de Ilda Figueiredo no PE
Terça, 11 Dezembro 2007
Relatório De Michelis relativo à constituição da empresa comum ARTEMIS para realizar uma iniciativa tecnológica conjunta no domínio dos sistemas informáticos incorporados

A nossa abstenção neste relatório tem em conta as dúvidas que envolvem a criação da ARTEMIS, o seu funcionamento e a sua gestão. A constituição de empresas comuns, no âmbito de parcerias público-privadas, como é o caso da Iniciativa Tecnológica Conjunta para a formação da ARTEMIS, expressa no presente relatório, inclui a ideia do uso de capitais públicos para fins e interesses privados, sendo que a cooperação inversa - financeira ou de transferência de conhecimento - parece estar ausente.

Nesta lógica, prevê-se um confronto de objectivos, uma vez que o pilar da iniciativa privada assenta na acumulação de lucros e o pilar do serviço público, no servir dos interesses públicos e na resposta a anseios das populações.

No entanto, o investimento na investigação, nomeadamente no domínio de sistemas informáticos integrados é um contributo que consideramos essencial no desenvolvimento da tecnologia na Europa.