Inicio
Intervenções e Artigos
Posições Políticas sobre IVG
PCP na AR sobre IVG
Tempos de Antena do PCP
Fotos da Campanha
Apelo do Comité Central do PCP
Questões Legais sobre Referendo
 Folheto IVG -2ª Fase
Folheto em PDF
Depoimentos em video



Início arrow PCP na AR sobre IVG
Aeroporto de Beja
23 de Setembro de 2005
Sexta, 23 Setembro 2005

Sr. Presidente, Sr. Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações,

Quero em primeiro lugar expressar a satisfação do Grupo Parlamentar do PCP por ver nesta Câmara tanto interesse e tanto empenho num projecto estruturante para a cidade, para o concelho e para o distrito de Beja, projecto que, como é sabido, existe há 18 anos.

Na verdade, o projecto não existe apenas desde 2000, quando foi constituída a EDAB, mas desde 1987, quando a Câmara Municipal de Beja, de maioria comunista, avançou com a ideia de que era necessário utilizar a Base Aérea n.º 11 de Beja para fins civis.

É pena que este Governo tenha perdido mais seis meses a reavaliar um projecto que está avaliado e reavaliado há 18 anos, através de estudos, comissões e grupos de trabalho.

Por isso, é sempre agradável ver como todos os partidos se rendem à justeza de uma proposta que, se estivesse hoje implementada no terreno, estaria a contribuir para o desenvolvimento de uma região depri-mida, gerando empregos qualificados e contribuindo para que houvesse menos problemas económicos e sociais do que aqueles que existem hoje e que resultam das políticas de direita que têm sido levadas a cabo nestes últimos anos, umas vezes pelo PS, outras vezes pelo PSD.

A questão que se coloca é pois bem simples: se o Sr. Secretário de Estado reconhece ou não que o aeroporto de Beja já podia, e devia, estar ao serviço do desenvolvimento da cidade, concelho e distrito de Beja, se este caso não fosse, como disse o Sr. Secretário de Estado, um case study de «como não fazer um projecto», que todos consideram estruturante para o desenvolvimento da região.

 

Jornal «Avante!»
«O Militante»
Edições «Avante!»
Comunic, a rádio do PCP na Internet