Partido Comunista Português
Revisão da Organização Comum de Mercado (OCM) dos Produtos da Pesca e da Aquicultura - Pergunta oral de Pedro Guerreiro no PE
Terça, 05 Junho 2007
O Parlamento Europeu, na sua resolução sobre a melhoria da situação económica no sector das pescas, de 28 de Setembro de 2006, aponta que - entre outros factores -, o decréscimo de rendimentos no sector das pescas é também causado pela "manutenção de preços baixos na primeira venda, decorrentes da estrutura do sector" e a "má distribuição do valor acrescentado". Considera ainda que, em certos casos, a actual Organização Comum de Mercado (OCM) dos Produtos da Pesca e da Aquicultura "não tem conseguido contribuir suficientemente para a melhoria dos preços na primeira venda e para uma melhor distribuição do valor acrescentando na cadeia de valor do sector". Aliás, a Comissão reconhece que "os preços de mercado não acompanharam as tendências dos custos de produção" nos últimos anos. A Comissão na sua Comunicação, de 9 de Março de 2006, sobre a situação económica no sector das pescas, apontou a necessidade da revisão do regulamento (CE) nº 104/2000 que estabelece a OCM dos produtos da pesca.

Neste contexto, e tendo em conta o atraso de quase um ano na apresentação do relatório de avaliação da OCM, quando pretende a Comissão apresentar as linhas gerais para a revisão da OCM dos produtos da Pesca e o que pensa das propostas avançadas pelo Parlamento Europeu de introdução de novos instrumentos de intervenção do mercado, como as taxas máximas de lucro ou uma indemnização compensatória para a sardinha?